Chefes de Estado de Portugal, Espanha e Itália reuniram-se na Sicília para discutirem sobre inovação e alterações climáticas

Marcelo Rebelo de Sousa desafia os presentes, empresários e membros de associações, para que se tornem os líderes da inovação no território europeu

Comparte el artículo:

Os presidentes das Repúblicas de Portugal e da Itália e o rei de Espanha estiveram reunidos, durante dois dias, na cidade italiana de Palermo (capital da Sicília). O encontro aconteceu a margem de mais uma reunião da organização empresarial COTEC Europa, que junta fundações para a inovação das três nações do sul europeu. O XVI encontro COTEC Europa, que foi dedicado ao tema Inovação em finanças sustentáveis, aconteceu no Teatro Massimo.

A COTEC foi criada em 2005 e anualmente acontece em cada um destes países. No ano passado o encontro aconteceu em Braga. Na reunião da COTEC, que contou com a presença do presidente Marcelo Rebelo de Sousa, o chefe de estado português afirmou que é necessário «ir mais longe». Para Marcelo, Portugal, Espanha e a Itália devem «assumir a liderança na inovação europeia».

Sul europeu como líder da inovação

Falando sobre a inovação  tecnológica, actualmente os três países estão na segunda metade da tabela da União Europeia (o que os torna “inovadores moderados”) mas tem todos os atractivos para poderem tomar as rédeas da inovação. Em relação aos pedidos de patentes em 2022, Itália tem 100 pedidos por um milhão de habitantes, Espanha 50 e Portugal está abaixo deste valor.

A média europeia é de 150 patentes por milhão de habitantes. Quando falamos sobre mulheres cientistas e engenheiras em Portugal, segundo dados de 2020, havia mais mulheres a trabalharem nestas áreas (52%) do que homens. Mais ainda existem poucas mulheres em lugares de topo de hierarquia no contexto da ciência e tecnologia.

O presidente da República desafiou o Rei Felipe VI e Sérgio Matarela para tornar os três países mais inovadores e agir de forma adequada às alterações climáticas que afectam de forma activa as nações do sul da Europa. Os incêndios ou as ondas de calor que se fazem sentir com cada vez mais frequência são o exemplo perfeito das alterações climáticas e um «grande desafio de futuro». A acção climática está ligada a um desenvolvimento sustentável, global e justo.

Noticias Relacionadas