O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, pretende realizar uma cimeira entre a capital portuguesa e Buenos Aires. Esta cimeira vai focar-se num intercâmbio cultural entre as duas capitais iberoamericanas. Várias residências literárias estão a ser pensadas. No futuro, o objetivo será realizar residências que não serão apenas literárias mas terão um cariz mais abrangente.
A cimeira deverá acontecer no fim do ano, entre os meses de Outubro e Novembro. Moedas fez um balanço “muito positivo” da participação de Lisboa como cidade convidada de honra na Feira do Livro de Buenos Aires. O autarca não quer que a relação que as duas cidades criaram com este evento se perca. Há muitos autores que foram à feira mas não estão traduzidos em espanhol.
Mobilidade, inovação e espaços verdes, foram outras ideias discutidas, no sentido de poderem ter as duas autarquias a trabalhar em conjunto. Para Carlos Moedas, esta viagem credibilizou Lisboa em Buenos Aires, bem como a cultura, que já era conhecida, graças a nomes clássicos da literatura, como Fernando Pessoa ou José Saramago. O autarca lisboeta também levanta a possibilidade de introduzir uma cidade convidada na feira do livro de Lisboa.
Num período em que a Argentina voltou a ganhar um novo fôlego mediático, o embaixador português no país apelou a um maior apoio pois a comunidade que se desloca até a Embaixada é cada vez maior.