Coleção de livros apresenta um olhar vindo de fora sobre o 25 de abril

Primeiro livro desta coleção centra-se sobre as práticas democráticas em território ibérico

Comparte el artículo:

As preparações para os 50 anos do 25 de Abril continuam. A Comissão Comemorativa, presidida pela professora Maria Inácia Rezola Clemente, vai lançar um conjunto de títulos sobre esta efeméride. Através da editora Tinta-da-China, vão ser publicados vários livros com a temática “O 25 de Abril visto de fora”. A coleção é coordenada por António Costa Pinto. O primeiro volume será Prática Democrática e Inclusão Política: Origens da clivagem ibérica.

Este livro será apresentado na próxima terça-feira na Gulbenkian. Esta obra, que tem um custo de venda de 21,90 euros, é da autoria de Robert M. Fishman. Este é um dos mais destacados sociólogos políticos norte‑americanos. O americano, formado em Yale, é professor de Ciência Política e Sociologia na Universidade Carlos III, em Madrid. O livro pretende analisar a viragem democrática na península ibérica nos anos 70.

Portugal e Espanha continuam a viver a influência das suas ditaduras

Os atores políticos portugueses e espanhóis desde sempre tiveram um relacionamento próximo. No livro, o sociólogo propõe uma teoria inovadora sobre a amplitude da inclusão democrática, e retira conclusões sobre as democracias, especialmente nos níveis políticos e culturais em ambos os países. Para o autor, uma democracia deve ser autêntica, ter qualidade, ser profunda e consolidada.

Uma das principais perguntas que este livro coloca é qual é o legado que as transições democráticas vincaram em ambas as nações nas últimas quatro décadas. Para Fishman, Portugal e Espanha ainda vivem e vão viver os legados das suas ditaduras por muito tempo. O autor acaba por concluir que os legados culturais acabam por ter uma grande influência no processo de democratização e explicou aquilo que definiu como uma “divisão ibérica na inclusão política”.

Noticias Relacionadas