A Confraria Gastronómica do Alentejo lançou um livro sobre os «Comeres Raianos», mais precisamente do Alentejo e de Olivença. O Alentejo faz fronteira com as regiões da Extremadura e da Andaluzia.
O livro está disponível em português e em espanhol. Esta obra apresenta receitas típicas não só do Alentejo mas também de Olivença. Um dos concelhos apresentados neste livro é Barrancos, com o seu presunto de porco preto e uns fritos ao estilo dos churros. Muitas são as receitas e histórias a conhecer e que unem Portugal a Espanha.
São um total de cinquenta receitas e histórias que fazem parte da gastronomia raiana que compartilhamos. Para os membros desta confraria existe uma diferença entre Raia e fronteira, já que a primeira não divide. Como podemos ver através da gastronomia. Esta também foi destacada, recentemente, num programa televisivo transmitido pelo Canal Cocina, que é pago em Espanha.
Este novo livro contou com a colaboração das autarquias referidas ao longo das suas 180 páginas. Esta obra demorou um ano para ser feita e está à venda por 25 euros. A primeira edição, com 750 exemplares, está quase esgotada. A Confraria Gastronómica de Olivença é «afilhada» da congénere alentejana. Na ilha da Gran Canária, os cozinheiros rurais de Portugal e Espanha mostram a sua força e os seus guisados rurais em mais uns Terrae, encontro de gastronomia rural.