Connecting Europe Express parte de Lisboa e vai unir o continente

Comboio vai unir 26 nações europeias e apelar para o uso de um transporte público mais sustentável

Comparte el artículo:

Entre os dias 2 de Setembro e 7 de Outubro, a Europa será ligada pelo comboio Connecting Europe Express, que pretende apelar para o uso massificado de um transporte público sustentável (polui 32 vezes menos que o avião) que também pretende ser a melhor opção para a mobilidade de pessoas e bens. «Símbolo de conectividade», para Adina Vălean, a comissária para os Transportes Europeus, este comboio vai partir de Lisboa e vai passar por 26 nações e 70 cidades (24 são capitais) numa travessia ao longo de 20 mil quilómetros. A segunda paragem do Connecting Europe Express será em Madrid (Príncipe Pio).

O Connecting Europe Express será composto por três comboios diferentes que vão se encontrar em momentos diferentes do percurso. Para além da rota principal, que vai unir Lisboa a Paris, vão existir outros dois comboios que vão fazer o percurso ibérico e o báltico (Estónia-Letónia-Lituânia). O comboio principal terá 6 composições e em cada uma delas vai ter uma actividade diferente: exposições móveis dedicadas às tecnologias usadas para melhorar a experiência na ferrovia; maquetes de projectos de infra-estruturas apoiadas pela União Europeia; encontros, debates e colóquios; passageiros; dormitórios  e restaurante.

Esta iniciativa, que está inserida nas comemorações do Ano Europeu do Transporte Ferroviário, vai começar na Estação de Santa Apolónia (em Lisboa) e terminar em Paris com o objectivo de transformar a ferrovia mais popular entre os europeus para alcançar a meta da neutralidade carbónica em 2050. Para o reforço da ferrovia a Comissão Europeia tem 5,8 mil milhões de euros e vários países já anunciaram os seus planos nacionais. Portugal anunciou às autoridades europeias que a linha de alta velocidade Lisboa-Madrid irá ser concluída em Dezembro de 2023.

Noticias Relacionadas