Connecting Europe Express parte de Lisboa e vai unir o continente

Comboio vai unir 26 nações europeias e apelar para o uso de um transporte público mais sustentável

Comparte el artículo:

Compartir en facebook
Compartir en twitter
Compartir en linkedin
Compartir en whatsapp
Compartir en telegram
Compartir en email

Entre os dias 2 de Setembro e 7 de Outubro, a Europa será ligada pelo comboio Connecting Europe Express, que pretende apelar para o uso massificado de um transporte público sustentável (polui 32 vezes menos que o avião) que também pretende ser a melhor opção para a mobilidade de pessoas e bens. «Símbolo de conectividade», para Adina Vălean, a comissária para os Transportes Europeus, este comboio vai partir de Lisboa e vai passar por 26 nações e 70 cidades (24 são capitais) numa travessia ao longo de 20 mil quilómetros. A segunda paragem do Connecting Europe Express será em Madrid (Príncipe Pio).

O Connecting Europe Express será composto por três comboios diferentes que vão se encontrar em momentos diferentes do percurso. Para além da rota principal, que vai unir Lisboa a Paris, vão existir outros dois comboios que vão fazer o percurso ibérico e o báltico (Estónia-Letónia-Lituânia). O comboio principal terá 6 composições e em cada uma delas vai ter uma actividade diferente: exposições móveis dedicadas às tecnologias usadas para melhorar a experiência na ferrovia; maquetes de projectos de infra-estruturas apoiadas pela União Europeia; encontros, debates e colóquios; passageiros; dormitórios  e restaurante.

Esta iniciativa, que está inserida nas comemorações do Ano Europeu do Transporte Ferroviário, vai começar na Estação de Santa Apolónia (em Lisboa) e terminar em Paris com o objectivo de transformar a ferrovia mais popular entre os europeus para alcançar a meta da neutralidade carbónica em 2050. Para o reforço da ferrovia a Comissão Europeia tem 5,8 mil milhões de euros e vários países já anunciaram os seus planos nacionais. Portugal anunciou às autoridades europeias que a linha de alta velocidade Lisboa-Madrid irá ser concluída em Dezembro de 2023.

Noticias Relacionadas

Cada día es el primer día

Esta semana, EL TRIANGLE está de fiesta. Celebramos los 32 años de la salida de la primera edición de la revista en los quioscos de