Contribuição ibérica para a Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinianos em Gaza

Portugal e Espanha anunciaram doações adicionais para esta agência depois de vários governos terem congelados os seus apoios a esta instituição

Comparte el artículo:

António Guterres está a procurar apoio para a agência dos refugiados palestinos depois da controvérsia com alguns dos seus funcionários e que levou a que alguns países congelassem o seu apoio a esta instituição da ONU. O português reuniu-se com vários doadores para garantir a continuidade da Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinianos em Gaza. Atualmente está a ser feita uma auditoria externa a esta agência. Portugal e Espanha já anunciaram que vão reforçar os seus apoios.

Portugal anunciou que vai reforçar os seus donativos para a UNRWA. Para Gomes Cravinho, a agência não deve deixar de ser apoiada por uma alegada participação de alguns dos seus membros nos ataques que o Hamas realizaram em Israel. De momento está a acontecer uma investigação para compreender o envolvimento destes funcionários no ataque que deu origem a atual guerra.

Portugal vai reforçar o seu apoio a agência com um donativo adicional de um milhão de euros. «Este milhão suplementar agora vem em circunstâncias novas, nomeadamente num quadro em que alguns países anunciaram que vão congelar os seus financiamentos», lembrou o ministro dos Negócios Estrangeiros português. A circunstância não deve, segundo o ministro português, não deve colocar em causa a instituição que apoia os refugiados palestinos. Milhões de pessoas recebem o apoio desta agência. Até Novembro de 2023, Portugal tinha apoiado esta agência com uma doação de 4 milhões de euros.

Espanha anunciou que vai desbloquear 3,5 milhões de euros de urgência para ajudar a agência da ONU que apoia os refugiados palestinianos. Ao contrário de outros governos (uma dezena), o de Sánchez vai manter o apoio a UNRWA. O apoio que Espanha vai desbloquear vai permitir a manutenção de um conjunto de atividades a curto prazo que de outra forma estariam em perigo.

Noticias Relacionadas