Costa e Marcelo vão participar na Cimeira Ibero-americana

Presidente português vai fazer uma visita oficial a República Dominicana

Comparte el artículo:

16/04/2021 Sede de la Secretaría General Iberoamericana (SEGIB) en Madrid POLITICA INTERNACIONAL SEGIB

O presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e o seu primeiro-ministro, António Costa, vão ser alguns dos chefes de Estado e de Governo que vão participar na 28.ª Cimeira Ibero-Americana. Habitualmente o presidente e o primeiro-ministro costumam deslocar-se ambos a este tipo de cimeiras. A única vez que isto não aconteceu foi em 2018, onde apenas o presidente da República foi a Guatemala.

A primeira cimeira desta comunidade realizou-se em 1991, em Guadalajara, no México. Desde 2014, estes encontros passaram a ser feitos de dois em dois anos. A dupla portuguesa será acompanhada pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho. Rebelo de Sousa e Costa vão juntar-se, novamente, a Pedro Sánchez e ao Rei Filipe VI. Espanha vai estar presente nesta cimeira já com a presidência europeia em mente, onde pretende estreitar os laços que a Europa tem com a América Latina. Este é um objetivo apoiado também por Portugal.

Esta cimeira, que acontece uma semana depois da Cimeira Luso-Espanhola, vai acontecer, neste fim-de-semana (de sexta a sábado), na República Dominicana. A cimeira vai ser a primeira em regime presencial após a pandemia de Covid-19. A de Andorra, que aconteceu num formato híbrido, só participaram os três países europeus que fazem parte deste grupo. São 22 as nações ibero-americanas.

Destas, apenas duas são de língua portuguesa, Portugal e o Brasil. Espera-se que com a volta de Lula da Silva se volte a dar um maior enfase, a partir de Brasília, a esta comunidade. Esta cimeira vai ser feita sob o lema «Juntos por uma Ibero-América justa e sustentável». O ato inaugural da cimeira, que vai acontecer em Santo Domingo, vai contar com os discursos dos chefes de Estado e de Governo de todos os países, incluindo Portugal.

Marcelo e Costa deverão discursar no sábado. No dia anterior ao início da cimeira, na quinta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa fará uma visita oficial à República Dominicana. Neste dia fará uma intervenção no Congresso Nacional e será recebido pelo seu homólogo, Luis Abinader.

Noticias Relacionadas