Há um ano no cargo de selecionador, Roberto Martínez está cada vez mais habituado à vida em Portugal. Local onde se sente em casa, tal como a mulher e filhas. Que estando em Portugal ficam mais perto da Catalunha natal de Roberto Martínez. Depois de vinte anos e de Scolari, Martínez é o técnico estrangeiro que pretende levar Portugal ao estrelato desportivo. Tal como já tinha dito no encontro com empresários que teve e que foi organizado pela Câmara do Comércio Luso-,Espanhola, Martinez considera o jogador português um dos melhores do mundo graças a mentalidade vencedora que pode ser e deve ser transportada para o mundo dos negócios.
O técnico entregou um dos prêmios da música PLAY, ao lado da fadista Mariza. Juntos entregaram o prémio de melhor grupo aos Calema, irmãos originários de São Tomé e Príncipe e residentes em Sesimbra. O tema «Maria Joana», que une os Calema a fadista, é também do agrado do selecionador português tal como contou durante a entrega dos PLAY. Estes prémios, entregues no Coliseu dos Recreios, distinguem o melhor que se faz na música portuguesa. Para além da música portuguesa, Roberto Martínez também é um apreciador da gastronomia.
Foi com um sorriso no rosto que o espanhol apresentou os convocados de Portugal. Roberto Martínez, tal como vários outros selecionadores, também já apresentou a lista dos 26 convocados que vai levar para a Alemanha, onde vai acontecer o Euro e onde vai tentar trazer de volta a coroa de campeões da Europa de futebol para terras lusitanas.
Desta lista, onde não existem grandes surpresas, encontramos Pepe e Cristiano Ronaldo (que neste Europeu podem bater recordes do Guiness como os jogadores mais velhos a jogarem e a marcarem nesta competição) ou a dupla do Barcelona, João Cancelo e João Félix. O técnico espanhol pretende levar a armada lusa até a final desta competição (que começa em pouco mais de um mês), que vai acontecer em Berlim. Será que poderemos ter uma final ibérica desta competição? O técnico afirmou por mais do que uma vez que assinaria por baixo a possibilidade de ir a uma final comandando Portugal.
Martínez não afirma diretamente a candidatura a vitória final mas junta-se ao sonho coletivo de uma nova vitória internacional depois da conquista de 2016. Desde que chegou ao comando dos portugueses fez 12 jogos e conquistou 11 vitórias. Colocando Portugal sobre os olhos de toda a Europa.