O Instituto Cervantes de Lisboa está a dinamizar a Semana Cervantina que tem como ponto alto a apresentação do livro «Cervantes y su entorno portugués». Cervantes foi o homem que nos deu Quixote.
A apresentação contou com uma conversa com o autor deste livro, Aurelio Vargas Díaz-Toledo, e o professor Santiago Pérez Isasi. Houve uma leitura dramatizada e comentada, em espanhol e português, do segundo volume da obra de Miguel de Cervantes. Alguns dos excertos que foram lidos foram da obra «Persiles e Segismunda», que passa entre Lisboa e Espanha.
O comentário esteve a cargo de Pedro Saavedra. A sessão, dedicada a alunos do Secundário, esteve a cargo da companhia teatral O fim do teatro. Esta comemorou o Dia do Livro, que em Barcelona é conhecido como Sant Jordi. Neste dia, às mulheres são oferecidas flores e aos homens livros. Sant Jordi é o mesmo que São Jorge. Este Santo é bastante importante na Catalunha e em Portugal deu o nome ao principal castelo de Lisboa. O que faríamos sem livros?