Em ano histórico para a gastronomia, o guia Michelin anunciou uma cerimónia para Portugal

País tem cinco novas estrelas Michelin e o primeiro restaurante vegetariano a ser distinguido no guia

Comparte el artículo:

Prato do restaurante Encanto

Portugal recebeu novas cinco estrelas Michelin. Foi um ano histórico para a gastronomia portuguesa e espanhola. Na gala, que aconteceu em Toledo, os restaurantes Encanto (esta é a terceira vez que um espaço do chef José Avillez é distinguido), Kabuki Lisboa, Kanazawa (também em Lisboa) e os portuenses Euskalduna Studio e Le Monument foram os distinguidos. O Encanto é o primeiro restaurante vegetariano em Portugal a ser distinguido no famoso “guia vermelho” e Avillez tem quatro estrelas distribuídas por dois continentes.

Para o Guia Michelin Espanha e Portugal 2023, estes restaurantes apresentam uma cozinha de grande nível que merece uma paragem. Em Toledo, o diretor internacional da publicação (Gwendal Poullennec) anunciou que a partir do próximo ano passarão a existir duas cerimónias, uma em Portugal e outra em Espanha. A cerimónia autónoma pretende valorizar «a crescente excelência» da gastronomia lusitana.

Uma gala própria e conteúdos criados em exclusivo para Portugal pretende apresentar o país como um dos principais destinos europeus gastronómicos. Poullennec, que agradeceu o apoio do Turismo de Portugal, lembrou que «as cenas culinárias dos dois países merecem o seu próprio impulso e queremos promover melhor o que as faz únicas». A primeira estrela a um restaurante português foi atribuída em 2003.

Desde 2010, em que as estrelas Michelin para Portugal e para Espanha são apresentadas ao mesmo tempo, apenas Lisboa acolheu por uma vez (em 2018) este evento. Uma das novidades da cerimónia deste ano foi a entrega de uma estrela pelo chef português Ricardo Costa (o responsável pelo The Yeatman, do Porto, possui duas estrelas Michelin).

Estrelas Michelin em Espanha

Nesta gala, onde o estrellada a Montia voltou a ganhar a sua estrela, 34 estabelecimentos foram distinguidos pela primeira vez e 14 alcançaram a distinção de Estrelas Verdes. Desde que esta distinção foi criada, 42 estabelecimentos foram merecedores desta placa. Alguns dos espaços que foram distinguidos foram o Atrio, de Toño Pérez (três estrelas), Deessa (o luxuoso restaurante do Mandarin Oriental Ritz de Madrid) e o galego Ceibe.

Em relação ao Bib Gourmand, que apresenta a relação de qualidade-preço dos diversos estabelecimentos da Península Ibérica, o ano de 2023 traz 38 novos espaços. 31 em Espanha e sete em Portugal. O chef mais jovem foi Cristóbal Muñoz do restaurante Ambivium (em Peñafiel).

Noticias Relacionadas