Embaixada ucraniana em Lisboa recebeu envelopes suspeitos

Segurança nas representações em Portugal foi reforçada após incidentes com pacotes suspeitos em Espanha

Comparte el artículo:

A Embaixada da Ucrânia, em Lisboa, recebeu dois envelopes considerados suspeitos. Os envelopes chegaram à Embaixada através dos CTT e tornaram-se suspeitos devido a um cheiro bastante desagradável. Estas cartas nunca chegaram a ser abertas. O pessoal da Embaixada decidiu chamar a os meios da Unidade Especial de Polícia. Por precaução, o trânsito na Avenida das Descobertas foi cortado. A policia não encontrou explosivos nestas cartas.

Esta medida foi tomada após várias embalagens com explosivos e com olhos de animais terem sido entregues em vários locais em Espanha, como foi a Embaixada ucraniana em Madrid (onde houve um ferido) e uma fábrica de armamento. Portugal decidiu reforçar a segurança das suas representações devido a estes casos. «Estamos a dar indicações às nossas embaixadas para terem atenção redobrada a encomendas ou correio que recebam», referiu João Gomes Cravinho.

O gabinete do secretário-geral do Sistema de Segurança Interna (SSI), Paulo Vizeu Pinheiro, lembrou que as autoridades portuguesas se encontram em «estreita articulação com os seus parceiros espanhóis, europeus e internacionais» para combaterem esta onda de cartas que pretendem acocar tanto as autoridades ucranianas como os países que os tem ajudado desde o primeiro dia da guerra.

As autoridades espanholas, que estão a investigar este caso, intercetaram durante o dia de hoje mais três embalagens com olhos de animais destinadas a representações diplomáticas da Ucrânia. As autoridades já conseguirem comprovar que os envelopes foram enviados a partir da cidade de Valladolid. Sobre estes casos, um porta-voz do Governo ucraniano revelou que 12 países onde tem representações diplomáticas receberam este tipo de ameaças.

Noticias Relacionadas