Évora será a Capital Europeia da Cultura em 2027

Portugal passará a ter anualmente uma Capital Portuguesa da Cultura

Comparte el artículo:

A cidade alentejana de Évora é a escolhida, em conjunto com a sua congénere da Letónia Liepaja, para ser a Capital Europeia da Cultura em 2027. Esta iniciativa da União Europeia (criada em 1985) tem por objetivo a promoção de uma cidade europeia, pelo período de um ano, durante o qual a escolhida terá a hipótese de mostrar à Europa a sua vida e o seu desenvolvimento cultural. Até ao momento, 60 cidades europeias já ostentaram este título.

Évora foi a escolhida de um lote de quatro cidades do qual fazia parte Aveiro, Braga e Ponta Delgada. Évora é a única cidade portuguesa membro da Rede de Cidades Europeias mais Antigas. Esta é a quarta vez que uma cidade portuguesa é escolhida para ser a Capital Europeia da Cultura. As anteriores foram Guimarães (2012), Porto (2001) e Lisboa (1994). A cidade escolhida vai receber um apoio financeiro de 29 milhões de euros, oriundos de fundos nacionais e europeus, para apoiar inúmeros projetos culturais.

«Queremos levar a voz do Alentejo à Europa», afirmaram os representantes locais. No anúncio, feito no CCB, o ministro da cultura, Pedro Adão e Silva, também revelou que a partir de 2024 haverá, anualmente, uma Capital Portuguesa da Cultura. Segundo o ministro, esta decisão é «um reconhecimento merecido do trabalho feito, mas também uma aposta no futuro».

As três primeiras já estão escolhidas e serão: Aveiro, Braga e Ponta Delgada. Uma nova localidade será escolhida em 2028. Para este programa haverá um apoio de 2 milhões de euros.

Noticias Relacionadas