18/05/2025

Exércitos de Portugal e de Espanha fortalecem laços de amizade através de condecorações

As comendas lembram o papel que os Exércitos também têm no fortalecimento das relações entre os países iberoamericanos

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

Em Madrid, mais precisamente no Cuartel General del Ejercito, Palacio de Buenavista, decorreu um evento que juntou os Exércitos de Portugal e Espanha. O Chefe de Estado-Maior do Exército português, Mendes Ferrão, lembrou a amizade que o Exército português tem não só com o seu congénere espanhol mas também dos outros países iberoamericanos. Nações que partilham não só línguas ou passados em comum mas também valores como o respeito mútuo e a fraternidade entre os povos.

No evento, o português foi distinguido pelo «contributo para o fortalecimento das relações entre os Exércitos ibero-americanos». O general Eduardo Mendes Ferrão recebeu a Grã-Cruz Nominal da Ordem Iberoamericana General Infante Chaves, atribuída pela Fundação Carlos III. A entrega foi feita pelas mãos do presidente de la Fundación Carlos III, D. Carlos Escudero de Burón. O militar português «incluiu todos os militares portugueses e espanhóis que, juntos, têm trabalhado com dedicação, respeito e espírito de missão na construção de pontes e no reforço dos laços que unem os povos irmãos», quando fala sobre a distinção recebida.

O Exército português foi também distinguido com a Grã Cruz Institucional da mesma Ordem. Pelo «contributo decisivo para o reforço da logística militar e da cooperação técnico-operacional entre os dois Exércitos». Estes Exércitos reforçaram a sua «amizade» e trocaram distinções. Nesta mesma cerimónia foi agraciado o tenente-general Fernando Hijas, que dirigiu o Comando de Apoio Logístico do Exército espanhol. É visto como uma figura primordial na transformação logística das Forças Armadas espanholas.