21/04/2025

Exposição na Fundação Gulbenkian vai lembrar os cinquenta anos das primeiras eleições legislativas depois da Revolução dos Cravos

A semana da comemoração dos 51 anos da Revolução dos Cravos terá várias iniciativas para ajudar a preservar a memória histórica

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

Num momento em que Portugal vai a legislativas, a Comissão dos 50 anos do 25 de Abril vai assinalar os 51 anos das primeiras eleições livres que aconteceram no país. Este foi um momento decisivo na construção da democracia. Estas eleições, já previstas no programa do MFA, continuam a ser as mais participadas da nossa história (a partir dai a abstenção só tem vindo a aumentar).

Várias iniciativas (desde concertos a exposições) vão decorrer para destacar a necessidade de uma cidadania ativa. Uma destas iniciativas será a exposição «Haverá eleições», na Fundação Gulbenkian. Esta exposição, feita em parceria com a Assembleia da República, poderá ser visitada a partir do dia 22 de Abril. Neste dia estará presente o presidente da república, Marcelo Rebelo de Sousa, que também foi deputado na Assembleia Constituinte e ajudou a redigir (com o histórico do PCP Jerónimo de Sousa) a Constituição de 1976. A Constituição que ajudou a cimentar os pilares da democracia portuguesa.

A exposição estará patente até ao dia 22 de Outubro. Para além desta exposição também haverá um dossiê digital sobre este tema. Em Salamanca pode ser vista, no no Centro Documental de la Memoria Histórica, a exposição «Portugal-Espanha, 50 anos de Democracia».

Dois dias depois, a 24 de abril, será reaberto ao público o espaço museológico do Posto de Comando da Pontinha, de onde saíram os Capitães de Abril em direção a Lisboa. Durante este mês de Abril também será apresentada a primeira reportagem radiofónica feita no dia 25 de Abril de 1974, em pleno Terreiro do Paço, por um conjunto de jornalistas, incluindo Adelino Gomes. A reportagem será apresentada nas ruínas do Convento do Carmo na noite do dia 25 de Abril. Ali perto, no Quartel do Carmo, também haverá visitas guiadas em português e em inglês. Estas visitas vão acontecer nos dias 22, 23, 29 e 30 de Abril e nos dias 6 e 7 de Maio.

Estas atividades são de entrada livre.