29/09/2025

Exposição na Guarda mostra as mudanças que Portugal e Espanha tiveram depois dos regimes ditatoriais caírem

Esta exposição faz parte da programação cultural conjunta para celebrar os cinquenta anos da transição democrática no território ibérico

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

Na cidade da Guarda, um conjunto de fotografias ilustram as mudanças democráticas em Portugal e em Espanha nos últimos 50 anos. A exposição «Ventos do povo» junta fotógrafos portugueses e espanhóis e vai ser inaugurada, no Arquivo Distrital da Guarda, no dia 07 de Outubro e pode ser vista até ao dia 30. Esta exposição faz parte da programação conjunta entre os dois países para celebrar os 50 anos da restauração das democracias no território ibérico.

São um total de 70 imagens que marcaram a mudança de regime em Portugal e Espanha. As fotografias são todas de acontecimentos, eventos ou movimentos de cariz popular. Estas fotografias ajudam a estabelecer paralelos entre o que se passou em ambos os lados da fronteira. E com pouco mais de um ano de diferença.

Há não só um olhar para o passado mas também uma visão para o futuro. Organizada em cinco secções temáticas – «Hoje começa tudo», «O povo na rua», «Do centro à periferia», «Liberdade de expressão» e «A revolução dos corpos», a exposição conta com fotografias de Alexandre Alves Costa, Alécio de Andrade, Guillermo Armengol, Manel Armengol, Pilar Aymerich, Carlos Bosch, Henri Bureau, Augusto Cabrita, Xosé Castro, Gustavo Catalán, Colita, Peter Collis, Nuno Félix da Costa, Demetrio E. Brisset, Paco Elvira, Pepe Encinas, Antonio Gabriel, Eduardo Gageiro, Carlos Gil, César Lucas, Inácio Ludgero, Rui Martins, Pablo L. Monasor, Andrés Palomino, Albano Pereira, José Carlos Pereira, José Carlos Pratas, Guy Le Querrec, Benito Román, Francesc Simó, Ernesto de Sousa, Anna Turbau e Luis Vasconcelos.

Esta exposição fotográfica já esteve patente em Faro.