Exposição sobre os 50 anos do 25 de Abril vai dar a volta ao mundo passando por Moçambique e pela Colômbia

Nos cinquenta anos da Revolução dos Cravos chega às salas de cinema um filme sobre as vítimas de uma revolução que muitos acreditam ter sido feita sem sangue

Comparte el artículo:

A exposição «50 passos para a Liberdade: Portugal da Ditadura ao 25 de Abril» vai estar patente nas Caldas da Rainha e noutras 14 cidades pelo mundo. Estas são Maputo e a Beira (Moçambique), São Tomé e Príncipe, Macau, Bogotá (Colômbia) e Havana (Cuba).

Esta exposição poderá ser vista em várias línguas, incluindo o espanhol. A exposição abrange os últimos anos da ditadura e os primeiros da democracia. Este retrato é feito recorrendo a fotografias, cartazes, documentos e recortes de imprensa.

A exposição, que vai circular pelo país, pode ser visitada no Centro Cultural e Congressos de Caldas da Rainha de 16 de Abril a 30 de Junho. As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril vão decorrer até 2026, período em que a Revolução dos Cravos vai «casar» o seu cinquentenário com a transição democrática em Espanha. Chegou as salas de cinema portuguesas o filme «Revolução (Sem) Sangue», sobre os que morreram no dia 25 de Abril de 1974.

Para celebrar esta data várias figuras da revolução têm sido condecoradas pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Um dos condecorados, a nível póstumo, foi, através da Associação 25 de Abril, o General Spínola. Esta condecoração gerou uma onda de contestação pois Spínola quis um contra-golpe protagonizado por uma «maioria silenciosa».

Noticias Relacionadas