28/04/2025

Fundação La Caixa já doou 50 milhões de euros para apoiar projetos em Portugal

A Fundação tem apoiado crianças e idosos em várias áreas importantes, como é o caso da inclusão

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

Em Portugal, a Fundação La Caixa já doou 50 milhões de euros para projetos sociais. Estes projetos já ajudaram mil crianças e 650 idosos. São projetos que atuam nas áreas da infância (dos 0 aos 18 anos), empregabilidade (de jovens e mulheres numa situação vulnerável), terceira idade e apoio na situação de vulnerabilidade e dependência. Também apoiam projetos na área da cultura (tem parcerias com fundações como a Serralves ou a Gulbenkian) e da investigação (com a FCT).

No caso das crianças apoiadas pela Fundação La Caixa, 60% destas concluíram o ensino obrigatório. A nível geográfico, o financiamento e mentoria da fundação chegou a cidades como Lisboa, Porto, Amadora, Almada, Gaia, Braga ou Ponta Delgada.

Estas ajudas costumam ser apresentadas com a marca BPI/La Caixa. A área da cooperação internacional está a cargo da Infanta Cristina de Bourbon, filha do antigo monarca espanhol. Do orçamento apresentado para este ano, 650 milhões de euros, 60% vai para projetos sociais. De um ano para outro, houve um aumento de mais de 9%.

Portugal é um dos países mais beneficiados. No último ano, esta fundação beneficiou mais de 235.000 pessoas, tanto em Portugal como em Espanha. A Fundação considera o país uma parte integrante da sua área de atuação. Segundo a instituição catalã, «quando pensamos em local, pensamos em Espanha e Portugal». A Fundação La Caixa entrou em Portugal com a compra do BPI, em 2017.  A Fundação La Caixa tem a particularidade de deter um banco e não ser a fundação de um banco, que neste caso é o CaixaBank.