Fundo espanhol vai apoiar estudo que visa melhorar transportes de Cabo Verde

O Governo de Cabo Verde pretende transformar o país numa plataforma para negócios e a circulação de pessoas

Comparte el artículo:

Cabo Verde está a estudar a melhoria nos seus transportes usados para o turismo. Estes estudos contam com financiamento espanhol. O objectivo deste estudo é melhorar a conectividade dos transportes entre as 10 ilhas que fazem parte deste arquipélago. Cabo Verde é um país insular e para além de a sua economia ser fortemente impulsionada pelo turismo também tem uma grande comunidade espalhada um pouco por todo o mundo, especialmente em Portugal.

Para ajudar estas pessoas uma boa mobilidade é vista como fundamental para o Governo da cidade da Praia. Melhorando a conectividade poderia ser muito importante que conta com uma localização geoestratégica única, já que está perto de Portugal e de Espanha através dos arquipélagos da Madeira e das Canárias. Cabo Verde pretende transformar-se numa plataforma de negócios e circulação de pessoas, bens e serviços através de uma maior captação de investimentos estrangeiros em sectores tão diversos como os transportes, o turismo ou a indústria de logística de distribuição internacional.

Uma melhor articulação entre os diferentes meios de transporte (aéreo, marítimo e terrestre), no sentido de facilitar a circulação de passageiros e cargas. O estudo em curso pretende realizar um “diagnóstico aprofundado”, incluindo constrangimentos e oportunidades de desenvolvimento, da actual situação dos transportes no país. Mas não será apenas as ligações internas que o Governo cabo-verdiano pretende melhorar, já que também estão a ser estudadas novas ligações internacionais.

O acordo de financiamento de 500 mil euros foi celebrado entre o Governo de Cabo Verde e o Instituto de Crédito Oficial espanhol. Esta linha de crédito, criada em 2021, é não reembolsável.

Noticias Relacionadas