Governos de Portugal e de Espanha apostam em projetos de poupança energética

Desligar luzes de Natal ou reduzir as temperaturas dos aquecimentos são algumas das medidas propostas

Comparte el artículo:

Depois de Espanha, foi a vez de Portugal apresentar o seu plano de poupança energética. Já publicado em Diário da República, as medidas apresentadas pelo governo pretendem um conjunto de medidas para ajudarem na poupança energética. O plano de poupança inclui medidas para a energia e a eficiência hídrica. Destas destaca-se a restrição de energia nos espaços comerciais ou da administração pública. Com este plano, o executivo pretende diminuir em 34% a energia consumida no país.

Uma das medidas sugeridas para o comércio, e já pensando no Natal, pretende-se que as iluminações das montras devem ser ligadas às 18 horas e desligadas à meia-noite. Visitar as iluminações de Natal, sejam as públicas ou as das montras, é uma das atividades favoritas dos portugueses quando se aproxima o período das festas. Esta recomendação, que também é feita às autarquias, vai vigorar entre 6 de dezembro a 6 de janeiro de 2023.

Volta-se a apelar a adoção do teletrabalho, sempre que o regime for viável e se for comprovado a poupança energética pretendida. Em relação aos edifícios públicos, como é o caso dos ministérios, as luzes decorativas no interior deverão ser fechadas a partir das 22 horas, já as do exterior podem ficar ligadas até à meia-noite por questões de segurança. Em relação a rega, esta deve acontecer a partir das 17 horas para que o mínimo de água possível evapore. As piscinas também não devem ter a água aquecida a temperatura que atualmente está.

As águas pluviais deverão ser aproveitadas não só para as regas, como para as lavagens. A lavagem de veículos do Estado deve ser reduzida. O governo também aconselhou, tanto a administração pública como os privados, a plantarem plantas que sejam próprias ao clima e a terra e que não necessitem de uma rega constante. Em relação ao cidadão comum não existem medidas explícitas, mas pede-se que se reduza o tempo dos banhos e que os aquecimentos não ultrapassem os 25 graus.

Governo espanhol pretende desligar luzes e baixar temperaturas do ar condicionado

O plano apresentado pelo governo espanhol para poupar energia passa por limitar a temperatura do ar condicionado em ambientes fechados durante o inverno. Para garantir a eficiência energética, os bares e as lojas terão de manter as suas portas fechadas. Medida que não é do agrado dos comerciantes pois estes defendem que as portas fechadas afastam os potenciais clientes.

Tal como em Portugal, os edifícios públicos terão de desligar as luzes e as montras das lojas devem ficar às escuras à noite. Com este plano de poupança energética, o governo espanhol pretende reduzir os seus consumos em 7%. A redução dos consumos é um dos grandes objetivos europeus para este inverno.

Noticias Relacionadas