Iberdrola pretende criar a maior central solar da Europa em solo português num investimento de 800 milhões de euros

A energética espanhola tem instalados em Portugal vários projetos de energia renovável que pretendem ajudar numa transição energética mais justa e verde

Comparte el artículo:

Vai ser em Santiago do Cacém, perto do sítio arqueológico de Miróbriga e de Sines, que vai nascer a maior central solar da Europa e a quinta do mundo. Para tal, a Iberdrola pretende investir, em conjunto com a Prosolia, 800 milhões de euros. Este investimento pode estar em risco pois a licença, que tem que ser dada pela Agência Portuguesa do Ambiente, foi impugnada pelo MP. Para criar este projeto, a Iberdrola teria que abater 1,5 milhões de árvores. O parecer para o início das obras é positivo mesmo várias associações ambientais estando contra o abate destes pinheiros. A Iberdrola já tem uma central solar a operar na zona do Tâmega.

A central solar da Iberdrola uma capacidade instalada de 1,2 gigawatts e data prevista para entrar em funcionamento em 2025. A energia que aí fosse produzida serviria para o data center que está no centro da operação «Influencer». A Iberdrola rejeita qualquer ligação entre a sua Central Solar em Sines e o Data Center da Start Campus.

A Iberdrola sublinhou que «seguiu rigorosamente todos os processos definidos para o desenvolvimento do projeto». Também lembraram que têm reforçado o seu compromisso na transição energética em Portugal através de vários projetos de energia renovável.

Noticias Relacionadas