Con el patrocinio de:

Iberdrola vai mudar a iluminação dos Paços do Concelho de Lisboa

A mudança da iluminação pretende aproximar a capital portuguesa do seu objetivo de se tornar uma cidade neutral em carbono

Comparte el artículo:

A habitual iluminação ornamental que a autarquia de Lisboa costuma colocar nesta altura do ano vai estar a cargo da Fundação Iberdrola. Na assinatura deste protocolo estiveram presentes, para além do presidente da autarquia e o diretor da fundação, a embaixadora espanhola em Portugal e o presidente da fundação da Iberdrola, Fernando García. «Este acordo de colaboração para a iluminação do edifício dos Paços do Concelho é um exemplo de cooperação que não posso deixar de saudar, uma demonstração de como os setores público e privado podem trabalhar em conjunto, em benefício dos cidadãos», afirmou Carlos Moedas. O objetivo de Lisboa é tornar-se numa das primeiras cidades neutras em carbono até 2030.

O foco deste projeto vai estar na fachada da Câmara Municipal de Lisboa. A nova iluminação vai utilizar tecnologia LED e realçará a beleza dos elementos arquitetónicos, através de um design adaptado aos valores patrimoniais do histórico edifício lisboeta. Consoante os eventos que aconteçam, a varanda dos Paços do Concelho de Lisboa terá uma luz especial.

Foi aqui, nesta mesma varanda, que a República portuguesa foi proclamada. A substituição e renovação da iluminação do edifício é mais um exemplo do compromisso da fundação com a conservação do património histórico e cultural ibérico. Esta é uma das principais áreas de atuação da Iberdrola.

Juntamente com o Ministério da Cultura de Portugal e a Junta de Castela e Leão, a empresa está a levar a cabo um ambicioso projeto de recuperação e manutenção do conjunto de monumentos de arte românica. Treze no norte de Portugal e onze em Espanha. Todos estes monumentos situam-se perto dos rios Douro e Tâmega. Esta revitalização, que será acompanhada por um conjunto de outras ações, pretende reforçar os laços transfronteiriços.

Noticias Relacionadas