Instituto Cervantes apresentou estudo sobre a demo-linguística da língua espanhola em Portugal

Este livro faz parte do terceiro volume de uma coleção que analisa a evolução do espanhol no continente europeu

Comparte el artículo:

Foi apresentado, no edifício do Instituto Cervantes de Lisboa, o livro Demo-linguística do espanhol em Portugal. Este livro, desta vez dedicado a Portugal, é o terceiro volume da coleção O Espanhol na Europa. A apresentação aconteceu no Salão de Atos do Instituto na capital portuguesa. Na apresentação deste livro esteve o Diretor-Geral deste Instituto, Luis García Montero e Iñaki Abad Leguina, diretor do instituto em Lisboa.

Também participaram, entre outros, Carmen Pastor Villabla (diretora académica deste instituto) e o professor da Universidade de Lisboa, Celso Miguel Serrano Lucas. Este estudo tem como objetivo analisar a demo-linguística da língua espanhola em Portugal. Para tal foram usados dados demográficos que demonstram tanto o número de hispano-falantes no país como os falantes de espanhol que tem tanto uma competência limitada da língua como aqueles que a estudaram nos diferentes níveis educativos oferecidos no território.

A demo-linguística analisa a dimensão, estrutura e avaliação das características gerais dos diferentes grupos linguísticos. Esta investigação retrata a presença e o estudo da língua espanhola no país, mostrando a distribuição da mesma e as tendências sociais da comunidade hispano-falantes no território nacional. Mais de metade dos portugueses fala idiomas estrangeiros.

Espanhol, a terceira língua estrangeira mais falada em Portugal

Os mais falados são o inglês (59,6%), o francês (21,5%) e o espanhol (14,8%). Em todo o mundo, de 572 milhões de pessoas falam espanhol. Esta é a 4ª língua mais falada do mundo. O português e o espanhol em conjunto constituem uma comunidade linguística de quase 800 milhões de falantes. Cada vez mais pessoas querem aprender a língua de Cervantes. Em Portugal, 14.8% falam espanhol como língua estrangeira.

Isto acontece não só pelo idioma ser ensinado no ensino oficial (as aulas começam a partir do 9º ano) como nas escolas privadas de línguas, mas também devido a proximidade tanto com Espanha como com a América Latina. Um dos países da América Latina com uma maior comunidade portuguesa é a Venezuela, mas com a crise, muitos voltaram a Madeira. Em várias ruas do Funchal houvesse falar espanhol ou portunhol (esta já é uma palavra aceite pelo dicionário da língua espanhola).

Muitos portugueses percebem e comunicam em espanhol com diferentes graus de facilidade. Depois da apresentação da obra, foi servido um vinho de honra para brindar o convívio entre portugueses e espanhóis que dominam ou estão a aprender a língua de Cervantes.

Noticias Relacionadas