O Governo do Brasil vai pedir a TAP mais ligações entre os dois países. O pedido será formalizado pelo ministro brasileiro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, que estará em Lisboa no próximo mês de Outubro. Onde também se vai falar sobre a compra de novos aviões da Embraer (que também está presente em Portugal) por parte da TAP. O presidente Lula da Silva também pretende estimular mais voos entre Portugal e o Brasil.
Até ao fim do ano a empresa vai lançar duas novas rotas, saindo sempre de Lisboa. A primeira, para Florianópolis, que vai começar a operar a partir do dia 3 de Setembro. A segunda vai começar a operar a 4 de Novembro, para Manaus. A companhia opera, diariamente, 15 rotas para o Brasil. Estas são distribuídas entre 13 destinos (a ligação para Porto Alegre tinha sido interrompida devido às grandes cheias no Rio Grande do Sul). As rotas têm sido reajustadas tendo em conta a demanda e o Brasil é o principal mercado para a empresa.
A TAP é um importante elo de ligação entre os dois países e apenas no último ano. Segundo a própria empresa, transportou quase dois milhões de passageiros entre o Brasil e Portugal. O que representa um aumento de 20,3% em relação a 2022. Um dos objetivos do Governo de Montenegro é privatizar a TAP e um dos candidatos a compra é a Iberia, companhia que pretende consolidar a sua presença no Brasil.