Nadia Calviño vai ser a nova presidente do Banco Europeu de Investimento depois da saída de Mourinho Félix

Portugal e Espanha costumam trocar lugares nesta instituição bancária europeia que tem financiado vários projetos

Comparte el artículo:

O Banco Europeu de Investimento vai ter mudanças na sua cúpula com a saída de um português da vice-presidência e a entrada de uma espanhola para a presidência. O BEI financia e dinamiza projetos dentro e fora da região europeia, como é o caso do futuro gasoduto ibérico de hidrogénio verde. Em 2022, o BEI investiu 1,7 mil milhões de euros em Portugal.

Foram os ministros das Finanças da União Europeia que determinaram a escolha da antiga ministra espanhola para este cargo. Portugal e Espanha costumam dividir lugar nesta instituição, já que Mourinho Feliz já tinha substituído uma espanhola. Os dois países estão representados apenas na presidência de Calviño.

Até ao fim do ano de 2023, a vice-presidência era ocupada por Ricardo Mourinho Félix (primo de José Mourinho), que esteve no cargo durante três anos. Mourinho Félix era um dos vice-presidentes do BEI na presidência do alemão Werner Hoyer.

A espanhola Nadia Calviño ficará agora seis anos à frente do BEI. A entrada de Calviño contou com o apoio de Portugal. Entretanto já assumiu funções como a nova presidente. É a oitava ocupante do cargo, a primeira mulher.

Noticias Relacionadas