Obras inéditas de Goya podem ser vistas em Cascais

O pintor é um dos máximos nomes da escola espanhola e uma testemunha privilegiada da sociedade em que estava inserido

Comparte el artículo:

No Centro Cultural de Cascais pode ser vista uma exposição, com obras inéditas de Goya em Portugal, onde o pintor apresenta o seu testemunho sobre o tempo e a sociedade onde esteve inserido quatro séries de gravuras do mestre Francisco Goya. Todos os trabalhos pictográficos apresentados abordam os principais temas de Goya, como é o caso da religião ou o fascínio que tinha pelas mulheres.

Seis das pinturas apresentadas pela primeira vez em Portugal formam a série “Jogos Infantis”. Estas pinturas, que pertencem a Fundación de Santamarca y de San Ramón y San Antonio, retratam cenas da vida quotidiana e das desigualdades existentes. No quadro, “Crianças no Baloiço”, o pintor retrata algumas crianças vestidas impecavelmente enquanto outras apenas estão cobertas por farrapos. Também podem ser vistos os quadros “Baile de Máscaras” e “A Carga dos Mamelucos”, uma das obras-primas de Goya.

Ao longos dos dois pisos que compõe este centro também serão apresentadas as séries de gravuras “Os Caprichos”, “A Tauromaquia” (onde reflete sobre esta tradição tão espanhola), “Os Desastres da Guerra” e “Os Disparates ou Provérbios”. A exposição termina com a apresentação de treze gravuras que fazem parte de “Os Disparates ou Provérbios”, a última série produzida por Goya e a mais enigmática.

Ele, Goya, foi um dos mais importantes artistas do século XVIII e é considerado precursor da Arte Moderna. Foi durante muitos anos o pintor oficial na Família Real Espanhola. Goya pintou Godoy, primeiro-ministro espanhol, para representar a vitória do reino contra Portugal na breve Guerra das Laranjas (esta fez com que fosse perdido o território de Olivença).

Noticias Relacionadas