A Orquestra Metropolitana de Lisboa vai celebrar os 50 anos da democracia nos dois países ibéricos com um concerto, em Setembro, em Madrid. A OML, sob a batuta do maestro Pedro Neves, vai tocar na capital espanhola no dia 6 de Setembro no Auditório Nacional de Música.
A orquestra vai apresentar um programa constituído por uma peça de Anne Victorino d’Almeida, “Histórias de Abril”, a Sinfonieta (Homenagem a Haydn), de Fernando Lopes-Graça, a Sinfonia Clássica, de Sergei Prokofiev, e, do compositor espanhol Manuel de Falla. Será apresentada uma versão para orquestra de «El Amor Brujo”. Sobre «Histórias de Abril», haverá um medley com as grandes músicas da revolução, como é o caso de «Grândola, Vila Morena», «Os Vampiros» ou «Vejam Bem».
Este concerto faz parte de uma programação cultural dinamizada pelos ministérios dos Negócios Estrangeiros de ambos os países que estão a celebrar os 50 anos da Revolução dos Cravos e da transição à democracia [em Espanha]. Esta programação estará ativa até Setembro de 2025.
O concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa antecipa a abertura de temporada para esta metropolitana.