15/12/2025

Os portugueses já são a quinta maior comunidade proveniente da União Europeia a residir em Espanha

No início de 2024, residiam em Espanha mais de 140 mil portugueses

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky
Vista de la Gran Vía en Madrid con personas caminando y estación de metro

No último ano, Espanha recebeu 11 mil emigrantes (0.9%) vindos de Portugal. Estes dados foram apresentados pelo Instituto Nacional de Estadística. Comparando com o ano de 2023, houve um recuo de -1,9% na entrada de portugueses em Espanha, mas o fluxo mantém-se elevado.

Num ano, 70 mil portugueses decidiram sair do país. Os locais mais procurados são: Suíça, Espanha e França. 21% dos portugueses vivem fora do país. Muitos dos que atualmente constam das estatísticas emigraram há décadas.

A grande maioria das pessoas que saem cobriam a ser homens em idade ativa. Os portugueses que emigram para a Espanha o fazem por questões económicas, para progredirem na carreira e também decido a proximidade geográfica existente entre os dois países.

No início de 2024, residiam em Espanha mais de 140 mil portugueses, um aumento de cerca de 10% em relação ao ano anterior. No total, 1,288,562 novos emigrantes entraram no país. A comunidade portuguesa é a 12ª maior comunidade estrangeira em Espanha e a quinta vinda da União Europeia. Mesmo tendo sido eleita como a melhor «Economia do Mundo», pela revista britânica The Economist, os portugueses continuam a sair do país.