Papa Francisco canoniza uma santa argentina com uma forte influência junto da comunidade portuguesa nesse país

Mama Antula, enterrada numa igreja portuguesa em Buenos Aires, será a primeira santa argentina canonizada pelo primeiro Papa vindo da América Latina

Comparte el artículo:

O Papa Francisco canonizou uma nova santa argentina com ligações a Portugal. Maria Antónia Figueroa, que foi sepultada numa igreja portuguesa com uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, é considerada a «mãe espiritual» da Argentina. A canonização desta santa, que aconteceu num momento crítico tanto ao nível económico como político para os argentinos, serviu de mote para um encontro do Papa com o presidente Javier Milei.

Depois de canonizada, a Mama Antula será a primeira mulher santa da Argentina. Depois da expulsão dos jesuítas do país, Maria Antónia continuou o trabalho destes. Sempre seguindo os ensinamentos de santo Inácio. A santa, que viveu antes daquilo que hoje conhecemos como Argentina (fundada em 1810), fundou os pilares da educação católica que agora o país tem. Ser uma leiga consagrada era algo de muito moderno para uma altura em que as mulheres na América Latina só tinham duas saídas, o casamento ou virar freira.

Esta santa, que nasceu no século XVIII, continua a ser venerada na igreja portuguesa, a Igreja da Piedade (de Buenos Aires) onde foi enterrada. O terreno onde esta igreja se situa foi doado por um emigrante português. O processo de canonização de Mama Antula foi iniciado em 1905 e é considerado um dos mais longos da história da igreja católica. A agora santa Antula é vista como uma referência de perseverança para todos, sejam argentinos ou não.

Noticias Relacionadas