05/10/2025

Para acelerar as interligações energéticas, Portugal, Espanha e França vão reunir-se em Outubro

No futuro, Portugal e Espanha vão ser dois dos países europeus que vão usar mais energia para arrefecer os edifícios

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky
Mujer sonriente en una calle de Lisboa, vestida con traje claro.

Portugal, Espanha e França vão reunir-se para acelerar os tão aguardados projetos de interligação energética. O Banco Europeu de Investimento vai apoiar o projeto de interligação energética do Golfo da Biscaia entre Espanha e França com 1,6 mil milhões de euros.

A reunião vai acontecer no início do mês de Outubro, que se tornará ainda mais urgente depois do apagão da última Primavera. O apagão poderia ter sido menos grave caso as interligações entre a península ibérica e o resto da Europa fossem melhores.

Portugal e Espanha estão identificados como os países europeus mais vulneráveis a apagões num relatório recentemente divulgado. Portugal e Espanha são uma ilha energética quando compramos com o resto do continente europeu.

A União Europeia pretende que, até 2030, os países atingem uma interligação de 15% com os seus vizinhos. A península ibérica só tem 3%. No futuro, Portugal será um dos países europeus que vai consumir mais energia para arrefecer os edifícios. Espanha também está neste grupo que tem a Grécia e a Itália. Estes quatro vão arrefecer 70% da energia europeia. Isto tudo por causa do aquecimento global.