Peregrinos espanhóis vão estar em maioria na Jornada Mundial da Juventude de Lisboa

As nacionalidades que vão estar mais presentes na JMJ vão ser a espanhola, italiana e portuguesa

Comparte el artículo:

A dois meses da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, Espanha é o país que tem mais peregrinos inscritos para o maior evento de jovens cristãos do mundo. De Espanha virão 39.777 pessoas, a grande maioria de autocarro. Durante este período o controlo de fronteiras será reposto mas o presidente da autarquia lisboeta, Carlos Moedas, espera que este controlo não atrase a entrada dos peregrinos em Portugal.

Para garantir a segurança na capital portuguesa vão estar 10.000 polícias. As autoridades de segurança portuguesas vão contar com o apoio dos seus colegas espanhóis, que há uma década organizaram semelhante evento. A GNR está no caminho de Santiago atenta aos peregrinos que vão se dirigir para Portugal. Espera-se mais de um milhão de jovens em Lisboa. Estes virão de 184 países.

Até ao momento estão inscritos 600 mil peregrinos, 200 mil já têm a sua inscrição completa. A dois meses do evento, e comparando com anteriores, estão mais peregrinos inscritos. Na JMJ vão participar 20.605 voluntários e seis mil famílias de acolhimento nos distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém. Várias empresas deram dinheiro para a Fundação Jornada Mundial da Juventude, incluindo a cadeia de supermercados Pingo Doce que contribuiu com 2,5 milhões de euros.

Em segundo lugar no número de inscritos para a JMJ  temos a Itália, com 32.369 inscrições. O país anfitrião, Portugal, aparece em terceiro lugar com 19.350 peregrinos inscritos. O top 6 termina com a França, Polónia e os Estados Unidos. A Jornada Mundial da Juventude vai acontecer, em Lisboa e em Loures, de 1 a 6 de agosto. Esta é uma jornada esperada há muito tempo e que teve que ser adiada pela pandemia de Covid-19. Durante estes dias vão existir inúmeras iniciativas e será possível conviver com o Papa Francisco.

Noticias Relacionadas