Porto vai se tornar na capital mundial do enoturismo com um leque dos principais vinhos da Ibero-América

A espanhola Castela e Leão será a região internacional convidada, a primeira, na vigésima edição da WTW na cidade do Porto

Comparte el artículo:

O Wine & Travel Week vai transformar a cidade do Porto na capital mundial do vinho e do enoturismo. Este evento, que se vai espalhar por vários locais da cidade, vai acontecer de 18 a 25 de fevereiro. Também vão existir 500 expositores que vão promover 70 projetos de enoturismo. Portugal, a par com Itália e de Espanha, é um dos principais destinos de enoturismo do mundo.

O objetivo deste evento será juntar os trabalhadores do setor com jornalistas e apreciadores de vinho no geral. Vão estar em prova mais de 4 mil vinhos, do Chile mas também de Portugal e Espanha. O público, português e não só (existe sempre uma grande presença de espanhóis) poderá conhecer as diferentes regiões turísticas portuguesas e um roteiro que promove os vinhos e a gastronomia da região do Porto.

A vigésima edição deste evento vai mesmo terminar com a apresentação deste roteiro que foi apelidado de Gosto do Porto. A WTW terá pela primeira vez uma região vinícola estrangeira convidada, esta será Castela e Leão. Em paralelo será apresentado o espetáculo «Merina: o ouro espanhol. Oteiza», que vai subir ao palco do Coliseu do Porto, no final da tarde do dia 20. O espetáculo, que junta vários aspetos artísticos, sobre a lã Merina conta com a presença de Caterina e Paul García Oteyza, premiados criadores de moda. Os participantes vão poder participar num jantar, no Mosteiro de São Vicente da Vitória, que vai contar com a atuação dos espanhóis Siloé. Da região de Castela e Leão também haverá uma prova de vinhos, azeites e queijos. O estado brasileiro de Minas Gerais também vai mostrar os seus produtos neste evento.

O vinho e a gastronomia são, cada vez mais, uma forma de promover a marca Portugal no mundo. Quando se falam dos vinhos portugueses no mundo muitos apontam o vinho do Porto e o Madeira mas o vinho português não se resume aos licorosos ou aos tintos do Alentejo. A diversidade produtiva é impressionante e os espumantes ou bebidas com um menor teor de álcool são cada vez mais procuradas. Alguns dos mercados mais atrativos para os vinhos portugueses são o Reino Unido, Estados Unidos, África do Sul ou o Brasil (os impostos acabam por encarecer muito estes vinhos).

Noticias Relacionadas