Portugal apoia a candidatura de Nadia Calviño ao Banco Europeu de Investimento

A voz ibérica é cada vez mais forte nas instituições europeias, como comprova a candidatura de Calviño

Comparte el artículo:

A vice-presidente do Governo de Espanha, Nadia Calviño, vai avançar para a liderança do Banco Europeu de Investimento, a maior instituição financeira multilateral do mundo e um referente bancário no continente. O que faz com que seja um dos locais mais apeteciveis da União Europeia. O BEI apoia o executivo camarário nas sus metas verdes e tecnológicas. Os estados-membros europeus são os acionistas deste banco que tem sede no Luxemburgo.

Esta candidatura conta, para já, com o apoio de Portugal. O Governo de Costa acredita que a espanhola «é a mais qualificada» para assumir a presidencia do BEI. A vice-presidente espanhola já agradeceu a Portugal o apoio a candidatura ao Banco Europeu de Investimento. «Desde o primeiro momento, contámos com o apoio decidido do nosso país irmão, como não podia deixar de ser», disse Calviño. Estas declarações foram prestadas na entrada da reunião em Santiago de Compostela que junta os ministros das finanças.

O alinhamento ibérico nas questões europeias tem sido uma constante. Para além de Calviño a este cargo também concorre a dinamarquesa Margrethe Vestager. Ou o italiano Daniele Franco. No total são cinco os candidatos mas nenhum reune concensos Esta decisão será tomada pelo Conselho de Governadores do BEI. Esta liderança vai ser discutida em Santiago de Compostela numa reunião informal dos ministros das finanças europeus, incluindo Fernando Medina. O ministro portugues avançpu que o Governo vai apresentar novas propostas para colmatar mais uma subida das taxas de juro (é a 10ª vez que cresce num espaço de um ano) impostas pelo BCE.

Noticias Relacionadas