Portugal está entre os países mais livres do mundo

A Colômbia subiu neste índice devido a uma transição pacifica de poder

Comparte el artículo:

O índice Global freedom 2023 apresenta os países mais livres do mundo, e como tal com as melhores condições de vida para os seus habitantes. Há 17 anos que as pontuações tem recuado mas este é o menor declínio nos últimos anos. As liberdades individuais voltaram a recuar, sendo Portugal uma exceção. Os países mais livres do mundo são os nórdicos. A Suécia, Finlândia e Noruega lideram esta lista.

Os três obtiveram pontuação máxima. Nesta lista segue-se a Nova Zelândia, Canadá, Irlanda, Luxemburgo, Países Baixos, Dinamarca e San Marino. Mesmo perto do top 10, mais precisamente em 11º lugar, está Portugal. O país lusitano conseguiu 96 num total de 100 pontos. O país regista 39/40 pontos no que diz respeito a direitos políticos e 57 em 60 no campo das liberdades civis.

Neste grupo também está a Bélgica, Japão e Suíça. Espanha, neste mesmo estudo, conseguiu 90 pontos num total de 100, o que faz com que o possamos considerar como livre. Para chegarmos a este estatuto foram analisados inúmeros vetores, incluindo os direitos políticos e as liberdades civis. Foram avaliados um total de 210 países e territórios “independentes” (um deles foi a Crimeia).

Os primeiros 84 países que fazem parte desta tabela são considerados como “totalmente livres”. Ao todo, 34 países apresentaram melhorias em relação ao ano passado, enquanto outros 35 países regrediram. Na ibero-américa o país que mais subiu foi a Colômbia, que teve uma mudança pacifica de poder. Este agora reside nas mãos do presidente Gustavo Petro.

Noticias Relacionadas