Portugal pretende receber o arranque da Vuelta de 2025 a poucos dias do início da prova que este ano vai começar ao lado da Torre de Belém

A organização da prova de ciclismo pretende demonstrar toda a diversidade que Portugal apresenta para além das três provas que vão passar pelo interior e pelo centro do país

Comparte el artículo:

Portugal vai voltar a receber o arranque da Vuelta, este ano, e já pensa repetir o mesmo feito na edição de 2025. O primeiro arranque desta competição em Portugal aconteceu em 1997 e chegou-se a falar de uma passagem pelo país durante a pandemia, ideia que caiu devido ao encerramento das freguesias.

Caso a vontade portuguesa seja concedida, seria a terceira vez que o país receberia etapas da terceira maior prova de ciclismo do mundo (ficando apenas atrás do Giro de Itália e do Tour de França). «Portugal está na corrida para a Vuelta em 2025», disse Pedro Machado. Segundo o político, antes de se sonhar com o próximo ano é necessário continuar com a divulgação das tiradas portuguesas da Vuelta deste ano. Estamos a falar de quatro distritos e 21 concelhos. O diretor-geral da Vuelta, Javier Guillén, frisou que vai ser mostrada «a diversidade do país».

Muitos dos municípios que vão receber esta prova já têm as suas camas das unidades hoteleiras esgotadas. São sete os países interessados em receber o arranque da Vuelta de 2025. Com o início em Portugal este ano, é a quinta vez que a Vuelta arranca fora de terras espanholas. Esta intenção foi revelada, durante a apresentação da etapa da Vuelta (a terceira, a 19 de Agosto) que vai passar por Castelo Branco, pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado. O interior do país vai receber duas tiradas desta prova, que para além da sua importância desportiva pode servir como atrativo turístico (um dos principais mercados de emissão de turistas para Portugal é o espanhol) e económico para as zonas por onde passa ja que é visto por milhões de pessoas em todo o mundo. Portugal tem muitas coisas a mostrar e que não se esgotam apenas no verão.

A Vuelta, que é transmitida para 190 países, conta com uma caravana de 3.500 pessoas. O arranque da Vuelta vai acontecer ao lado da Torre de Belém. São um total de 21 etapas. A 79.ª Volta a Espanha arranca em 17 de agosto, com um contrarrelógio de 12 quilómetros entre Lisboa e Oeiras. A segunda etapa ligará Cascais a Ourém. A final vai acontecer a 8 de Setembro, em Madrid.

Esta é a primeira grande prova desportiva que Portugal vai receber antes do Mundial 2030 (o dossiê de candidatura já foi apresentado).

Noticias Relacionadas

Cuba: el ocaso del quijotismo mágico

Para Hugo Chávez, Fidel Castro era un “Don Quijote de La Habana”. Parece indudable que el caballero andante cubano tenía unos trazos hispánicos y quijotescos