Con el patrocinio de:

Portugueses e espanhóis conseguiram uma poupança de mais de 20% nas suas faturas

O impacto do Mecanismo Ibérico em Portugal e Espanha

Comparte el artículo:

O Mecanismo ibérico, que foi criado para controlar o preço da luz no território peninsular, permitiu a uma poupança de 31,8% na fatura da eletricidade em Espanha. Muito mais barata do que seria cobrado caso não houvesse esta exceção. Cada família conseguiu poupar 209 euros na eletricidade graças a este mecanismo. Para além disto, o mecanismo, que limitou o preço do gás usado para produzir eletricidade, fez com que os utilizadores da tarifa regulada pudessem usufruir de luz mais barata.

Com isto, permitiu-se que a inflação fosse 0,3 pontos mais baixa. Espanha teve uma inflação de 8,4%. Estes ganhos foram avançados por um estudo recentemente publicado pela escola de negócios ESADE. Os investigadores responsáveis por este estudo apontam como “lado negativo” o maior consumo de gás para produzir eletricidade, o que foi contra os objetivos anteriormente definidos não só pelos países ibéricos como em todo o continente (que pretende alcançar a neutralidade carbónica).

No caso português, as famílias conseguiram reduzir as suas faturas em 20%. O que gerou um benefício de cerca de 489 milhões de euros, como avançou o ministro do Ambiente português. Houve uma redução do preço final de 49 euros por megawatt-hora (MWh). O mecanismo tem tido um grande impacto também graças ao poder que as energias renováveis tem em Portugal e em Espanha.

O Mecanismo Ibérico acordado por Espanha e Portugal com a União Europeia está em vigor desde 2022 e ambos os governos pretendem estender a duração do mesmo. Este mecanismo tem ajudado a responder a urgência criada pela guerra na Ucrânia e às fracas ligações que estes países tem com o resto do continente.

Noticias Relacionadas