Portugueses e espanhóis promovem a amêndoa ibérica como um produto sustentável

A agricultura desta amêndoa ibérica ajuda a fixar populações num território despovoado

Comparte el artículo:

Para promover a sustentabilidade e a qualidade da amêndoa europeia, Portugal e Espanha uniram esforços. A amêndoa europeia é a representação que é possível fazer uma agricultura de baixo impacto através de uma utilização responsável da água. Em toda a Península Ibérica existem 800 mil hectares de amendoeiras plantadas. Estas arvores atuam como um corta-fogo natural e ajudam a capturar uma grande quantidade de carbono.

Os dois países juntos são o segundo maior produtor e o segundo maior exportador de amêndoa do mundo. Também registam alguns dos valores de consumo de amêndoas per capita mais elevados do mundo. Ambos os países estão a promover uma campanha, que vai durar três anos, e pretende marcar o futuro deste setor. A campanha, cofinanciada pela União Europeia e pela SAB-Almendrave (Espanha) e o Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos, vai ter como os principais mercados os ibéricos, a Alemanha (um grande centro de fabrico de chocolates com amêndoa) e a França (o maior consumidor de farinha de amêndoa).

A campanha foi apresentada pelos presidentes das duas associações, Pere Ferré (SAB-Almendrave) e Albino Bento (CNCFS), no Casino Primitivo de Albacete, no âmbito do VIII Encontro da Amêndoa e da Avelã. Para além da apresentação deste spot, Pere Ferré e Albino Bento defenderam esta amêndoa como um produto ibérico e como tal já existe um selo que representa os valores que compartilhamos. A cultura da amêndoa na Península Ibérica ajuda a fixar populações em zonas rurais que encontramos, atualmente, despovoadas.

Segundo o presidente da CNCFS, Albino Bento, «este fruto seco tem potencial para se tornar num ícone ibérico. Por isso, decidimos colaborar de ambos os lados da fronteira, unindo esforços para sensibilizar o público e, sobretudo, os profissionais do sector».

Noticias Relacionadas