Projeto Raia vai juntar agricultores portugueses e espanhóis

Grupos de Ação Local compostos por agricultores portugueses e espanhóis vão apresentar propostas para impulsionar as suas regiões

Comparte el artículo:

Com os agricultores europeus a manifestarem o seu descontentamento, incluindo os portugueses e espanhóis, um projeto raiano está a promover p trabalho em rede entre os atores deste setor em ambos os lados da fronteira. Os agricultores queixam-se da burocracia extrema que a Europa pede para conseguir apoios e o cuidado sustentável que devem ter e que não é pedido a agricultores de outras latitudes, o que segundo eles acaba por encarecer os produtos que apresentam ao mercado.

Esta rede junta agricultores, empresas e cooperativas. Estes vão unir esforços para mudarem a agricultura que se faz nesta zona raiana. O objetivo é que esta seja mais atrativa e que encontro novas oportunidades de negócio. O projeto RAIA–Rede de Apoio à Inovação Rural Andaluzia–Alentejo–Algarve pretende apoiar o tecido agrícola de uma zona fustigada por problemas diversos como é o caso da falta de mão-de-obra de trabalho (no Alentejo utiliza-se muito o trabalho de emigrantes ilegais) ou da seca. A inovação é vista como um motor do desenvolvimento rural e para aproximar os membros deste novo projeto serão realizadas várias ações de formação. Está a ser criada a Eurorregião Alentejo–Algarve–Andaluzia.

O projeto inicia-se com a organização de 6 encontros: água e erosão, biocarbono de citrinos (26/2), rede agroalimentar (04/3), queijo de ovinos (06/3) e biologico em rede (12/3). Todos os encontros vão incluir visitas a propriedades e debates entre os diferentes envolvidos. Em cada encontro também serão apresentadas as ideias que os Grupos de Ação Local, compostos por agricultores portugueses e espanhóis, pretendem implementar para o período 2024-2030.

O projeto RAIA–Rede de Apoio à Inovação Rural Andaluzia–Alentejo–Algarve, coordenado pela Junta da Andaluzia, estará ativo até ao final de 2025.

Noticias Relacionadas