Projeto transfronteiriço pretende recuperar o lobo e o lince ibérico a sul do Douro e na Extremadura

O lobo e o lince ibérico são duas espécies que se não forem apoiadas correm o risco de desaparecer do habitat Ibérico

Comparte el artículo:

Portugal e Espanha estão juntos num novo programa de conservação ambiental. Este projecto pretende criar condições para recuperar o lobo e o lince ibéricos a sul do rio Douro, na Beira Interior e na Extremadura Espanhola. O lobo e o lince ibérico são dois dos animais que estão em risco de extinção não só na fauna portuguesa mas também na espanhola. Para aumentar o número destes animais, é necessário aumentar o número das suas presas, como é o caso do coelho.

O projeto LIFE LUPI LYNX começou já neste mês de janeiro e junta entidades portuguesas e espanholas. Estas entidades pretendem criar condições socio-ecológicas que contribuam para a recuperação destes dois animais nas regiões apontadas. Os dinamizadores deste projeto pretendem implementar na natureza atividades económicas que levem a uma maior proteção da fauna e da flora isto tudo através de uma troca de conhecimentos entre especialistas de ambos os lados da fronteira.

É nestes locais onde existe uma presença irregular de lobos e linces ibéricos. Este trabalho transfronteiriço vai acontecer ao longo de um total de cerca de 17 mil hectares. Este projecto vai durar cerca de cinco anos mas espera -se resultados já no fim deste ano.

O objetivo é que estes animais, no final, consigam habitar de uma forma pacífica com as diversas atividades humanas. Tanto os linces como o lobo ibérico são muitas vezes apontados como os principais responsáveis pelos ataques ao gado.

Noticias Relacionadas