A seleção portuguesa de hóquei em patins bateu a França na final e conquistou o seu 22° título europeu. Os portugueses são os que mais vezes participaram nesta competição europeia, num total de 45 vezes. Espanha tem 19 títulos de campeã europeia e agora entregam o título que conquistaram em 2023 a Portugal. Pela primeira vez em 75 anos, Espanha não termina esta competição no pódio. A equipa espanhola sai de Portugal no quarto posto.
A seleção portuguesa venceu a França na final, por 4-1. Dois mil espectadores estiveram presentes neste pavilhão e fizeram a festa com os jogadores. Os golos foram marcados por Rafael Bessa (2), Alvarinho, Gonçalo Alves. O golo dos Blues foi marcado por Bruno di Benedetto.
Esta conquista aconteceu depois de uma fase de grupos desastrosa onde perdeu com França, Itália e Espanha. Depois da fase de grupos, goleou a equipa da Andorra. Com a La Roja voltou a encontrar-se nas meias-finais onde carimbou a presença na grande final nas penalidades. Marcelo Rebelo de Sousa já deu os parabéns a seleção portuguesa de hóquei em patins, apelidando a conquista de mais um europeu como «brilhante».
A final deste campeonato aconteceu em território português. Mais precisamente no Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo. As primeiras edições do campeonato europeu de hóquei em patins foram realizadas na década de 1920. A equipa portuguesa não vencia desde 2016 e faz o mesmo feito da seleção sub-19, que sangrou-se campeã europeia já poucos dias contra a Espanha. A hegemonia no hóquei em patins europeu, tanto em seniores como em juniores, está em Portugal e em Espanha. Este é um dos desportos mais populares em Portugal, ao lado do futebol.


