Terras da Transumância mostram-se no FITUR

Projeto pretende salvaguardar as tradições pastoris presentes nestes concelhos

Comparte el artículo:

A rede de “Terras da Transumância” (da qual o município de Gouveia faz parte) também marcou presença no FITUR. A rede cultural “Terras da Transumância” consiste numa parceria que pretende valorizar, estruturar e aumentar o número de pessoas que fazem parte de um conjunto de atividades tradicionais e identitárias. O ciclo do queijo e da tradição pastoril que faz parte do património cultural e imaterial compartilhado entre estes quatro territórios.

Um território uno que merece bastante ser visitado. Para além de Gouveia, os outros municípios que fazem parte desta rede são: Castro Daire, Fundão e Seia. A deslocação sazonal de rebanhos e seus pastores entre as Serras da Estrela, Gardunha e Montemuro, representa uma viagem pelos costumes e tradições destas regiões. Com os rebanhos seguiam os pastores, as canções e manifestações etnográficas.

Este projeto foi criado com a missão de salvaguardar as tradições pastoris que permanecem na identidade cultural dos concelhos e de desenvolver a criação de novos produtos e experiências bastante atrativas. Nesta feira, que terminará em Madrid a 22 de janeiro, será possível conhecer algumas das iniciativas que são organizadas pelos municípios que fazem parte desta rede.

O Mercado do Queijo (que vai acontecer nos dias 7 e 8 de abril, num período de forte afluência turística à Serra da Estrela), a Romaria das Ovelhas de Arcozelo da Serra ou a Bênção dos Rebanhos de Vila Franca da Serra são algumas das iniciativas que fazem parte do calendário cultural da rede de “Terras da Transumância”. Esta agenda será encerrada, com chave de ouro, com a Romaria da Nossa Senhora de Assedace (que vai acontecer a 8 de setembro).

Noticias Relacionadas