Três filmes portugueses foram premiados no festival de cinema de Sevilha

Duas das obras portuguesas foram distinguidas na seção Novas Vagas deste festival

Comparte el artículo:

Três filmes portugueses foram premiados no festival de cinema de Sevilha. A 19.ª edição do Festival de Sevilha teve início no passado dia 04 e encerrou hoje, dia 12 de novembro, na cidade andaluza. Os laureados portugueses são: Fogo Fátuo (de João Pedro Rodrigues), A Noiva (de Sérgio Tréfaut) e a Viagem ao Sol (da dupla Susana Sousa Dias e Ansgar Schaefer). Segundo o júri deste certame, os filmes Viagem ao Sol e A Noiva foram distinguidos na secção Novas Vagas.

Esta seção é dedicada a perspetivas «mais radicais e inventivas» do cinema de produção europeia. Presente nesta seção também esteve em competição a longa-metragem Nação Valente, do luso-angolano Carlos Conceição. Viagem ao Sol, que ganhou o prémio de Melhor Filme de Não Ficção Novas Vagas, destaca-se devido ao compromisso político que apresentam, sempre com muita “elegância e humanidade”. Este filme descobre vozes feridas de crianças austríacas que foram enviadas para Portugal no termo da II Guerra Mundial. Estas acabaram por viver uma dupla infância.

A Noiva recebeu o Prémio Especial Novas Vagas devido a perspetiva que apresentam sobre as noivas do grupo terrorista Estado Islâmico. Sobre esta pelicula, o júri destacou “a coragem de retratar uma mulher numa situação de violência extrema, sem a vitimizar». Já Fogo Fátuo (que estreou em maio no Festival de Cannes) recebeu o Prémio Especial do Júri, na competição principal. Este foi permeado em ex aequo com a pelicula belga Close. Este filme português foi escolhido devido a sua habilidade de abordar, com humor e muita originalidade, temas tão marcantes como a relação entre as classes mais altas e o colonialismo.

Noticias Relacionadas