A linha Évora-Elvas vai aproximar Portugal de Espanha

Quando esta ligação entrar em funcionamento, será possível fazer Lisboa-Badajoz em apenas duas horas

Comparte el artículo:

Ainda em construção (há cinco anos), a linha ferroviária que vai ligar Évora-Elvas estará concluída em 2024. Esta obra não vão ter apenas um grande impacto para o Alentejo. Depois de concluída, a nova linha vai permitir que o transporte de mercadorias entre Lisboa e Espanha seja mais eficiente. Um «atalho» que pretende melhorar a ferrovia portuguesa. Esta está 40 anos atrasada se a compararmos com o resto da Europa.

Por entre a paisagem rural alentejana e as 32 pontes e viadutos que fazem parte deste projeto de 89 kms vão passar comboios que vão circular até 120 kms por hora. Estes comboios deverão estar a funcionar no segundo semestre de 2024. Esta velocidade pode aumentar para os 250 km/h se transportarem passageiros. A viagem entre Lisboa e Badajoz vai passar de três horas e meia para menos de duas horas.

Uma ligação mais rápida vai permitir que os produtos sejam escoados de uma forma mais rápida entre Portugal e Espanha. As capitais dos dois países ibéricos não são ligadas por um comboio direto desde 2020, ano em que a Renfe suspendeu o seu serviço noturno comboio-hotel. Caso queira, no futuro, operar em Portugal a Renfe precisa de investir 15 milhões de euros para adaptar parte do seu material circulante. Até ao momento a Renfe não tem um plano de investimentos aprovado para Portugal.

A volta deste serviço foi questionada pela Sumar no Parlamento espanhol. Portugal pediu 700 milhões de euros a Europa para a construção da nova linha de alta velocidade que pretende ligar, até 2030, o Porto a Lisboa.

Noticias Relacionadas