A Altri, produtora de pasta de papel, anunciou a compra da Greenalia Forest e da Greenalia Logistics para reforçar a sua posição na Galiza. Região com vários recursos naturais disponíveis e de onde podemos destacar a sua floresta. Esta aquisição, da qual não se sabem os valores, deverá estar concluída até ao final do primeiro trimestre de 2025. A Altri é um grupo empresarial português que na Galiza tem previsto o projeto Gama, onde pretendem produzir anualmente 200 mil toneladas de pasta solúvel e 60 mil toneladas de fibras têxteis sustentáveis (lyocell).
Fibras criadas através de eucaliptos. Que vão ajudar a alimentar a indústria da moda não só espanhola mas também do norte de Portugal. Este projeto, que vai nascer em Palas de Rei (Lugo), deverá levar a um investimento de mil milhões de euros na região e conta com o apoio do PRR espanhol.
Este projeto aguarda por aprovação e está a ser alvo de pressão não só dos habitantes mas também das associações ambientais. O projeto enfrenta duas grandes questões ambientais: o consumo de água e o aumento das plantações de eucalipto na Galiza. O eucalipto é uma das árvores que mais ardem, ao contrário dos sobreiros que são árvores autóctones do território ibérico. A Altri defende que este projeto vai contribuir para a economia galega.
Já em Portugal, a Altri, que anda a ter ganhos na bolsa de valores, tem três fábricas de fibras celulósicas. Este conjunto tem uma capacidade instalada superior a 1,1 milhões de toneladas por ano.