29/11/2025

Ciclistas espanhóis atravessam a fronteira portuguesa para comprarem bicicletas por causa do IVA mais baixo

Portugal é o maior produtor da União europeia de bicicletas é aqui elas são vendidas a apenas 6% do IVA, comparando com os 21% de Espanha

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

Cada vez mais ciclistas espanhóis estão a atravessar a fronteira para comprarem bicicletas e, segundo o jornal Marca, a explicação é o IVA. Em Espanha, para se comprar uma bicicleta é necessário pagar um IVA a 21%. O mesmo modelo de bicicletas é vendido em Portugal com um IVA de apenas 6%, o que faz com que os preços baixem. O que muitas pessoas têm relatado nas redes sociais. Uma bicicleta que em Portugal, numa loja ao estilo Decathlon, pode custar 9.000, em Espanha custa 10.000 euros. Os preços variam segundo o modelo da bicicleta escolhida.

Se os portugueses, especialmente os que vivem na Raia, passam a fronteira para o lado espanhol para comprarem gás ou encherem os depósitos dos veículos, agora os espanhóis estão a fazer o caminho inverso para comprarem bicicletas. Os ciclistas da Galiza e da Extremadura preferem comprar as suas bicicletas em Portugal. Há uma bicicleta inteligente, feita em Portugal, que quer dar «a volta ao mundo». O setor da produção de bicicletas em Portugal tem vindo a crescer graças as tendências de mobilidade sustentável e inovação tecnológica (a IA também tem um papel importante).

Portugal é o maior produtor de bicicletas da União Europeia. O setor concentra-se predominantemente no distrito de Aveiro e garante mais de 5.000 postos de trabalho em todo o país. Apesar de ser mais barato, a capital portuguesa não é uma das melhores cidades para se andar de bicicleta e isto, em termos, pode ser explicado pelas famosas «sete colinas». Mas a verdade é que existem cada vez mais ciclovias e corredores verdes em várias cidades portuguesas.