Con el patrocinio de:

EDP instalou mais de 700 mil painéis solares familiares em Portugal e Espanha

Companhia portuguesa também vai estar envolvida no maior projeto de hidrogénio verde na Europa

Comparte el artículo:

Durante o ano de 2022, como a própria EDP informou, foram instalados mais de 700 mil painéis solares em Portugal e Espanha. Segundo o comunicado emitido pela EDP, a empresa acredita que com estas instalações deram um «forte contributo» para uma  maior independência energética. Também, desta forma, evitasse a emissão de cerca de 40 mil toneladas de CO2. O último ano foi para a empresa portuguesa um recorde na instalação de painéis para autoconsumo nas casas das famílias. Na Península Ibérica, a marca já fez mais de 100 mil instalações. A produção de eletricidade da EDP aumentou 3% em 2022.

Com a Cepsa, a EDP pretende construir o maior projeto de hidrogénio verde na Europa. O projeto de 1GW vai estar instalado no Campo de Gibraltar (Cádiz). A instalação Vale Andaluz de Hidrogénio Verde será a maior da Europa. Segundo o presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell d’Andrade, o «acordo com a Cepsa é um importante marco para a reconversão da central térmica da EDP em Los Barrios e para promover a descarbonização industrial através do hidrogénio verde, sendo mais um passo para reforçar a independência energética na Europa». Este acordo também vai acelerar na descarbonização dos transportes.

O CEO da Cepsa, Maarten Wetselaar, considerou que o acordo com a EDP, uma das empresas líderes mundiais na produção de energias renováveis, é bastante importante para implementar este projeto e assim «produzir hidrogénio verde de forma competitiva». A parceria vai permitir transformar as centrais térmicas que a EDP tem em Espanha em locais ligados às energias renováveis, hidrogénio verde, armazenamento de energia e a flexibilidade do sistema elétrico.

Noticias Relacionadas