Con el patrocinio de:

EDP instalou mais de 700 mil painéis solares familiares em Portugal e Espanha

Companhia portuguesa também vai estar envolvida no maior projeto de hidrogénio verde na Europa

Comparte el artículo:

Durante o ano de 2022, como a própria EDP informou, foram instalados mais de 700 mil painéis solares em Portugal e Espanha. Segundo o comunicado emitido pela EDP, a empresa acredita que com estas instalações deram um «forte contributo» para uma  maior independência energética. Também, desta forma, evitasse a emissão de cerca de 40 mil toneladas de CO2. O último ano foi para a empresa portuguesa um recorde na instalação de painéis para autoconsumo nas casas das famílias. Na Península Ibérica, a marca já fez mais de 100 mil instalações. A produção de eletricidade da EDP aumentou 3% em 2022.

Com a Cepsa, a EDP pretende construir o maior projeto de hidrogénio verde na Europa. O projeto de 1GW vai estar instalado no Campo de Gibraltar (Cádiz). A instalação Vale Andaluz de Hidrogénio Verde será a maior da Europa. Segundo o presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell d’Andrade, o «acordo com a Cepsa é um importante marco para a reconversão da central térmica da EDP em Los Barrios e para promover a descarbonização industrial através do hidrogénio verde, sendo mais um passo para reforçar a independência energética na Europa». Este acordo também vai acelerar na descarbonização dos transportes.

O CEO da Cepsa, Maarten Wetselaar, considerou que o acordo com a EDP, uma das empresas líderes mundiais na produção de energias renováveis, é bastante importante para implementar este projeto e assim «produzir hidrogénio verde de forma competitiva». A parceria vai permitir transformar as centrais térmicas que a EDP tem em Espanha em locais ligados às energias renováveis, hidrogénio verde, armazenamento de energia e a flexibilidade do sistema elétrico.

Noticias Relacionadas

Conceptos Iberistas (II)

Hace unos dos años publiqué en EL TRAPEZIO la primera parte de Conceptos Iberistas. El proceso de construcción conceptual del iberismo va ganando en profundidad