A seleção feminina portuguesa de futebol participa, pela terceira vez, no Europeu que se realiza na Suiça e arrancam na competição com um duelo ibérico frente a Espanha. Até ao momento, a equipa portuguesa nunca conseguiu vencer as campeãs do mundo em título. Da última vez que as equipas se defrontaram deu goleada espanhola, por 7-1, na 4.ª jornada da Liga das Nações. Uma estreia difícil para a seleção portuguesa feminina de futebol, que tinha como objetivo pontuar. O que teve que ser adiado para a segunda jornada desta competição.
Para se passar da fase de grupos, as seleções têm que ocupar um dos dois primeiros postos. A seleção lusa é a 22.ª do ranking mundial FIFA, já a Espanha aparece no segundo posto, ficando apenas atrás dos Estados Unidos da América. A seleção de Espanha tem como base a equipa do Barcelona, onde atua a portuguesa Kika Nazareth, e a sua principal jogadora, é bola de ouro, é Aitana Bonmatí (que tem enfrentado problemas de saude).
O campeonato decorre na Suíça até ao dia 27 de julho. Inglaterra, Alemanha, França e Espanha a partem como favoritas. Antes do início do jogo, onde as «Navegadoras» vão entrar com fumos negros nos braços, haverá um minuto de silêncio em homenagem a Diogo Jota e ao seu irmão, que morreram esta madrugada num acidente automóvel que ocorreu na província de Zamora. A partida oficial terminou em 5-0.
Os golos foram marcados por Esther González (dois), V. Lopez, A. Putellas e C. Martín-Prieto (jogadora do Benfica). A equipa portuguesa nada conseguiu fazer para ultrapassar esta superioridade. A viagem das «Navegadoras», acompanhada de perto pela comunidade lusa na Suiça, começou com calor e com uma tragédia mas pretende fazer história.