«Mal Viver», de João Canijo, é um dos candidatos ao prémio latino-americano para Filmes Europeus

Este prémio pretende promover a divulgação dos filmes europeus no vasto território da América Latina

Comparte el artículo:

O filme «Mal Viver», de João Canijo, foi anunciado como um dos candidatos ao prémio latino-americano para Filmes Europeus. São 23 os filmes que fazem parte da lista final do prémio que é uma iniciativa da rede European Film Promotion. Esta rede pretende promover os filmes europeus (que foram candidatos aos Óscares) no território da América latina. Como candidatos podemos encontrar filmes da Alemanha, Hungria ou dos Países Baixos. O filme vencedor será escolhido por 34 críticos de cinema e jornalistas de 13 países da América Latina.

Este prémio, atribuído pela crítica, terá o seu vencedor anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México. «Mal Viver», de João Canijo, chegou às salas de cinema em 2023 e faz parte de um díptico lançado pelo conhecido realizador português que foi aluno do mestre Manoel de Oliveira. Os dois filmes estrearam no festival de Berlim em 2023, com João Canijo a receber o Urso de Prata do Prémio do Júri por «Mal Viver».

«Mal Viver» é a história de uma família de várias mulheres de diferentes gerações, que gerem um hotel e «que arrastam uma vida dilacerada pelo ressentimento e rancor», abalada pela chegada inesperada de uma neta que ninguém conhecia. Do elenco deste filme fazem parte os atores Rita Blanco e Nuno Lopes. Este festival de cinema vai acontecer em Guadalajara, no México, de 7 a 15 de Junho.

Noticias Relacionadas