09/11/2025

O Palácio de Belém volta a abrir as suas portas, a última vez com Marcelo Rebelo de Sousa, para a Festa do Livro

Os portugueses compram mais livros mas os hábitos de leitura ainda são irregulares, fazendo com que esta atividade perda para o ver televisão ou as redes sociais

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

Depois de ter sido adiada, devido a tragédia do Elevador da Glória, a Festa do Livro vai decorrer no Palácio de Belém de 25 a 28 de Setembro. A festa acontece nos jardins do palácio. Esta será a última Festa do Livro da presidência de Marcelo Rebelo de Sousa.

As eleições para presidente da República vão acontecer a 18 de Janeiro de 2026. Para além dos candidatos já conhecidos, como Marques Mendes e Gouveia e Melo, Catarina Martins (eurodeputada) e André Ventura também se juntaram a uma corrida a nove. Um recorde. Estas candidaturas não foram comentadas pelo «comentador chefe do reino», Marcelo Rebelo de Sousa, que espera sensatez do povo.

Esta ideia, de abrir as portas do Palácio de Belém à população, foi implementada por Marcelo Rebelo de Sousa, um conhecido amante da literatura. A Festa do Livro é uma «iniciativa do Presidente da República para promover obras e autores de língua portuguesa». A venda de livros em Portugal cresceu quase 6% em 2024. A compra e a leitura de lucros ainda são uns prática irregular em Portugal. A falta de interesse e de tempo estão entre os principais motivos para o afastamento da leitura. Isto segundo o estudo ‘Hábitos de Compra e Leitura em Portugal’. A leitura «perde» para os amigos, redes sociais e TV.

Só que em relação ao volume de receitas, Espanha continua a frente de Portugal. O evento, dedicado a toda a família, é grátis. Para além dos livros, a programação deste evento também traz cinco concertos (Carolina Deslandes, Rui Veloso Trio, Bárbara Tinoco, Fernando Daniel e Xutos & Pontapés), leituras, debates, jogos didáticos e apresentações.