O que é ser patriótico em território ibérico?

Comparte el artículo:

O que é patriotismo? Quando falamos deste sentimento de amor a pátria e olhamos para Portugal e Espanha, muitos podem acreditar que neste lado da fronteira não somos muito se olharmos apenas para a TV ou a música que passa nas rádios. Aqui as coisas estão muito melhores mas a quota de música portuguesa nas rádios ainda é muito pouca.

Ao contrário do que acontece em Espanha ou no Brasil, aqui apenas os conteúdos virados para as crianças e agora as novelas turcas é que são dobradas. Estas últimas em espanhol, algo que faz muita confusão na cabeça do meu pai que agora deve achar que eu falo turco pois às vezes vai-me primeiramente a palavra em espanhol do que em português. Um problema dos Millenials, mas estes costumam misturar o português com o inglês.

Acredito mesmo que o facto de sermos colocados em contato com línguas estrangeiras, tanto na escola como nos meios de comunicação, faz com que os portugueses sejam obrigados a ser mestres no domínio de outros idiomas. Aliás, estamos entre os países que melhor falam inglês mesmo não sendo nativos no idioma de Shakespeare. Eu por mim prefiro ouvir as vozes verdadeiras de atrizes como a mexicana Erika Buenfil ou a inglesa Hannah Waddingham. Para quem não conheça esta última fez parte do elenco da série «Ted Lasso», que numa das suas cenas mais marcantes advogou contra a SuperLiga. Segundo Laporta, o Benfica e o Porto já lhe deram o «sim» para esta competição e o Atlético de Bilbau caminha para o mesmo. Esta é uma conversa que muito provavelmente vamos ter numa outra ocasião.

No caso de Espanha, a sua cultura é bastante protegida e é habitual nos programas da TVE ou da TV3 ver referências a músicas ou personagens que um não espanhol tem dificuldades em entender. A situação aos poucos começa a mudar com a presença de Salvador Sobral nos Goya ou da Nebulosa nos Festival da Canção da RTP.

No caso de Portugal, o mirandês é falado por um pequeno punhado e o crioulo está cada vez mais na moda muito graças a emigração vinda dos PALOP.

Acredito que é mais fácil responder a pergunta o que é a pátria portuguesa do que a espanhola. Para muitos ser português resume-se ao Fado, Fátima, Futebol e a um prato de Bacalhau (o alimento tipicamente português que chega diretamente de água nórdicas). Portugal construiu-se formal e institucionalmente ainda na idade média enquanto a nação espanhola é um conceito muito mais contemporâneo. Esta é uma questão que agora poderia levar a um amplo debate.

Voltando ao patriotismo, ao contrário do que a maioria possa pensar, um estudo aponta que os portugueses são mais patriotas que os espanhóis. Estava a ver um video no Instagram em que um brasileiro falava sobre o sentimento que melhor descrevia os brasileiros e os portugueses. Em relação ao Brasil, ele usou sanguinário não pelo caráter negativo que vocês podem estar a pensar mas devido a capacidade que têm de se rir de si próprios. Afinal estamos a falar dos reis dos memes (quem não conhece o da Nazaré Tedesco?). Agora passando para Portugal, e ao contrário da melancolia e saudade tão portuguesas, fomos apontados como coléricos. Aqueles que «vão para cima» e isso se vê na façanha de ter corrido o mundo em simples cascas de madeira. Mesmo assim os povos ibéricos foram capazes de chegar às Américas graças a Pedro Álvares Cabral e Cristóvão Colombo (o verdadeiro e não o do centro comercial).

Este é um aspeto da nossa história que se ama ou se odeia. Mas isto somos nós a falar pois se um americano vier a criticar «Os Lusíadas» ou o nosso café (como aconteceu nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro) nós «viramos o cão» ou «rodamos a baiana», dependendo do sotaque português que tenha. Só nós é que podemos falar mal do nosso país ou da nossa cultura. Esta é a verdade. Também falamos um pouco alto demais e parece que estamos sempre irritados, tal como os espanhóis, isto é como os franceses descrevem um português. Voltando a falar sobre Espanha, se Portugal fosse uma pessoa o melhor amigo seria claramente Madrid mas tal não é do agrado de todos . Esta relação de amor e «ódio» é típica de todos os irmãos. Há mais do que nos une do que aquilo que nos separa.

Já geneticamente estou ainda para que me expliquem como se fosse uma criança qual é a nossa diferença dos espanhóis. Pelos vistos as raízes são as mesmas, de celtas e até aos vikings (por maks estranho que isto pareça), mas nós temos um pouco mais no nosso adn as tribos de agricultores africanos. Os portugueses são mesmo o povo mais negro da Europa. Já a Lúcia Moniz cantou na Eurovisão que «O Meu Coração Não Tem Cor» e a verdade é que os portugueses são de todas as cores, do negro ao loiro de olhos azuis. Existimos em todas as cores de lápis da Carandache.

Eu acredito que os portugueses são patrióticos mas somos o patriótico envergonhado. Há vinte anos atrás teve que vir um selecionador de terras de Vera Cruz (coincidências do destino, voltamos a rer um selecionador estrangeiro) animar este pequeno burgo a colocar bandeiras na janela e a cantar o hino. Eu admito que decorei «A Portuguesa» com um incentivo precioso da minha professora do primário. Ou decorava ou chumbava e nenhum miúdo quer repetir o quarto ano. Veremos o que o Euro 2024 vai nos trazer da mão do espanhol Martinez. Um outro compatriota, Rafa Benítez, coloca Portugal e Espanha (em conjunto com a Inglaterra) como os favoritos para ganhar esta competição.

Se antes um estudo colocava Espanha no 15.º lugar dos países com maior orgulho nacional; à frente de Portugal, 20.º classificado, agora parece que as coisas mudaram. Um novo gráfico apresentado pela Pew Research Center, em 34 países europeus, mostra que 47% dos portugueses acham que a cultura portuguesa é superior à dos outros países. A isto podemos chamar de patriotismo. O valor da resposta dos portugueses é o dobro da percentagem dos espanhóis (20%) e superior à dos franceses. Provavelmente o povo europeu considerado mais chauvinista. O país europeu considerado mais patriótico, pelo menos no lado ocidental do continente, é a Grécia. Segundo este estudo, o povo menos patriótico da Europa é Espanha, com apenas 20%. Vocês acham que os ibéricos são patrióticos?

 

Andreia Rodrigues

Noticias Relacionadas