Odemira apresenta-se à imprensa espanhola com a campanha Ao Natural é Melhor. O município, conhecido pelas suas gentes hospitaleiras, oferece um conjunto de atividades que vai desde a natureza (com passeios de bicicleta, caminhadas pela praia ou pela natureza ou de barco) até a gastronomia.
É possível comer uma grande variedade de peixes e mariscos frescos, sem esquecer a boa carne alentejana. Para o presidente do Turismo do Alentejo, José Manuel Santos, campanhas como a que Odemira fez de levar jornalistas espanhóis ao seu território é «essencial para reforçar a projeção do Alentejo no mercado interno alargado».
A península ibérica é a maior plataforma de atração de turistas. O povoamento que hoje conhecemos como Odemira é anterior a presença romana no território ibérico. Em termos de tamanho, Odemira é considerado o maior concelho de Portugal, já que vai desde o mar até ao rio Mira.
O Cabo Sardão é o ponto mais ocidental do Alentejo. O concelho de Odemira, inserido no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Este território mistura o sol da costa com o charme do interior.


